skip to Main Content

COVID-19

  • Se possível, opte pelo trabalho remoto
  • Mantenha os cuidados de higiene a nível pessoal
  • Tenha cuidados extra com pessoas de idade mais avançada
  • Evite locais públicos, aglomerados de pessoas e salas fechadas

Uma vez que a situação exige uma adaptação por parte das empresas, gostaríamos de saber se:

  • Já teve oportunidade de ler o Plano de Contingência LISPOLIS (aqui)
  • A sua empresa já criou um Plano de Contingência
  • A sua empresa equaciona / já está a promover trabalho remoto

Relembramos que o contacto primordial para apoio sobre Coronavírus é o número SNS24: 808 24 24 24 

Smart Cities

Smart Cities: o futuro já chegou às nossas cidades

As cidades têm vindo a crescer em número de habitantes, mas será a quantidade e qualidade de infraestruturas existentes suficiente para proporcionar a qualidade de vida esperada por quem nelas vive e trabalha?

Por Cíntia Costa

O conceito de Smart Cities tem vindo a ser cada vez mais falado e trabalhado por diferentes entidades em Portugal, desde municípios a associações, passando por startups com ideias disruptivas para solucionar alguns dos maiores problemas das cidades modernas. Sabemos que hoje cerca de 43% da população portuguesa vive nas grandes cidades (segundos dados do Instituto Nacional de Estatística) e vemos que estas estão a ficar no limite da sua capacidade. É por isso fundamental apostar em novas tecnologias que venham resolver os problemas do quotidiano, desde a mobilidade sustentável até à recolha inteligente do lixo.

As smart cities englobam diferentes áreas e tecnologias, das quais se destacam a IoT (Internet of Things), Big Data (processamento e análise de um largo conjunto de dados) e Governança (gestão e planeamento da vida Urbana).

Em maio de 2019 decorreu na FIL (Feira Internacional de Lisboa), no Parque das Nações, o evento Portugal SMART CITIES SUMMIT, organizado pela Fundação AIP com o apoio da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). Esta iniciativa propôs-se a apresentar os mais recentes projetos no setor das cidades inteligentes e a trabalhar soluções conjuntas entre municípios, através de palestras como a Cimeira dos Autarcas, organizada pela ANMP, que marcou o final da Smart Cities Tour 2019, projeto que percorreu o país entre janeiro e maio para debater o tema em várias vertentes.

Estiveram presentes mais de 130 expositores, entre Municípios e Empresas, das quais destacamos as 5 empresas LISPOLIS com soluções nesta área: Algardata, EPL – Mecatrónica & Robótica, focusbc, IDMind e Six-Factor.

Por uma cidade mais limpa

A Six-Factor é um dos parceiros selecionados para o projeto Laboratório Vivo para a Descarbonização da Baia do Seixal (LvpD). Esta empresa irá desenvolver a plataforma web e app mobile que vão comunicar com o cidadão, permitir o seu acesso e a sua interação com o laboratório, sensibilizar e incentivar à participação ativa nas áreas da eficiência energética, das energias renováveis, da recolha de resíduos e da redução das emissões de CO2.

Através da app, o cidadão poderá aceder e utilizar os meios de locomoção amigos do ambiente disponibilizados na zona da Baía do Seixal. Será também através da plataforma e da app que os cidadãos locais e visitantes vão poder obter toda a informação sobre o laboratório e seus equipamentos. O objetivo passa pela divulgação da iniciativa e cativação dos cidadãos para o processo. Para tal, a Six-Factor irá colocar à disposição do projeto a plataforma Nearby®, que irá ser usada nos mecanismos de iteração com os cidadãos.

Uma plataforma inteligente para a análise de dados

A empresa focusbc, parceira Google em Portugal, desenvolveu uma solução de Gestão de Ocorrências (ou Gestão de Serviços Operacionais) que permite aos cidadãos, comunidade em geral e recursos da autarquia reportarem ocorrências de forma descritiva, ilustrada com fotografias e georeferenciada num mapa digital. O exemplo mais emblemático é o GeoEstrela, projeto vencedor de vários prémios que foi implementado na Junta de Freguesia da Estrela com o intuito de melhorar a gestão dos processos de otimização dos incidentes internos e externos. Este projeto funciona através de uma APP disponibilizada ao público que permite que qualquer pessoa crie uma ocorrência e que a equipa operacional da Junta de Freguesia ofereça feedback sobre o estado da resolução do problema, através de um backoffice. Este processo vem facilitar a redução de custos das freguesias e autarquias relativos à gestão de território. Até ao momento, mais de 7 mil pessoas utilizam a app e foram concluídos mais de 21 mil processos.

A mesma empresa oferece ainda uma solução de Gestão Urbanística que vem possibilitar uma melhor gestão do Território, disponibilizando Planos territoriais online, Emissão de Plantas de Localização, confrontações Urbanísticas e consulta de processos de Obras. Todas estas informações podem ser integradas em tempo real num dashboard, permitindo ao cliente aceder a métricas e controlar todo o processo através de uma Control Room, como a que existe na Câmara Municipal de Lagos e no Município de Aljezur.

City as a Platform Dashboard
City as a Platform Dashboard

As cidades inteligentes são produtos em constante evolução. As soluções acima descritas demonstram que este é um processo que depende de todos os seus intervenientes, desde as autarquias até aos cidadãos: todos temos um papel a desempenhar e podemos contribuir para a criação de cidades mais sustentáveis, ecológicas, inclusivas, inovadoras e conectadas.

Sobre as empresas LISPOLIS:

Six-factor

A SIX-FACTOR é uma empresa nacional de novas tecnologias e serviços TIC, com parceiros de negócios/clientes em Portugal, Holanda, UK e Suíça. A missão da Six-Factor assenta nos valores intrínsecos da instituição e baseia-se em 3 pilares essenciais: BLOCKCHAIN, IOT e MACHINE LEARNING.

Focusbc

A focusbc é uma empresa de consultoria de negócio e de concepção e implementação de soluções no âmbito da performance management e location intelligence, posicionando-se no nível de decisão dos seus clientes. É parceira Google for Work nas componentes Maps e Cloud em Portugal e território EMEA (Europa, Médio Oriente e África).

Back To Top