A Importância das Martech nos Negócios
O mundo das Martech é gigante e composto por diferentes ferramentas e plataformas a nível nacional e internacional. Contudo, ainda existe um grande desconhecimento sobre o seu potencial e como podem estas tecnologias ser utilizadas em benefício dos mais variados negócios. Como podem as Martech apoiar o crescimento das empresas? E qual a sua relação com Marketing Digital?
O LISPOLIS falou com Fernando Batista, Fundador e Diretor Executivo da Do it On e Presidente da Associação Digital Marketers, no âmbito do programa Digitalks Now, que nos ajudou a esclarecer o que são Martech e ilustrar a sua utilização com exemplos práticos.
“Marketing digital é uma área muito específica do Marketing, é uma das estratégias que podemos utilizar no Marketing. Martech é muito mais do que isso, porque é a tecnologia ao serviço do marketing”, começou por referir. Uma Martech pode ser qualquer ferramenta, desde um sistema de faturação a uma ferramenta de email marketing, que tenha como propósito oferecer informação útil para o marketing, seja sobre o seu negócio ou os seus clientes.
E aqui o profissional de marketing tem um papel fundamental dentro da organização, pois deve “ser claro a apresentar internamente as suas necessidades, e ao ver que existe a necessidade de alguma tecnologia, saber apontar aquela tecnologia que lhe vai dar maior possibilidade de extrair os melhores resultados possíveis”, esclarece Fernando.
O processo deve assim passar por uma identificação clara de quem são os clientes que se pretende alcançar, através da definição de um perfil de consumidor, e a partir daí compreender quais são os canais que estes utilizam para que se possa ajustar as ferramentas de Martech. “Se os nossos clientes não estão nas redes sociais, não vale a pena estarmos a utilizar ferramentas de relacionamento e engajamento nas redes sociais: é perder dinheiro. Se os clientes só veem e-mail, vamos para os e-mails, se só veem SMS, vamos para as SMS”, refere o Presidente da Associação Digital Marketers.
“Pegando num exemplo, que é mais prático no Brasil do que em Portugal: se for comunicação via WhatsApp, esqueçam tudo o resto, utilizem uma ferramenta que vos ajude a fazer o engajamento e a venda por WhatsApp”, diz Fernando. O importante é que os Marketers se foquem no negócio, estejam onde os clientes já estão, sejam relevantes, sejam bons e acima de tudo tenham ética: “o resto virá por consequência”, remata.
Esta área tem evoluído bastante nos últimos anos e atualmente conta com mais de 8.000 ferramentas e plataformas Martech disponíveis internacionalmente. Algumas delas são portuguesas, como a de gestão de eventos Beamian, a de E-mail Marketing E-goi, a de gestão de redes sociais Swonkie, a de low-code Outsystems, a de automação de Marketing Closum e a de Chatbots com Inteligência Artificial Visor. Estas foram apenas algumas das mencionadas por Fernando, na conversa que pode assistir por completo aqui.