O TheNextWomen Female Founders Force Program, programa que apoia o empreendedorismo feminino, tem inscrições abertas até 15 de outubro e vai realizar uma semi-final em Lisboa, dia 6 de novembro na Embaixada da Holanda em Portugal, com apoio da AICEP.
Este programa de pitch & sourcing da organização holandesa TheNextWomen foi desenvolvido para startups e empresas em crescimento fundadas, lideradas, ou com participação de investimento no feminino, e procura aumentar a exposição, notoriedade e conexões significativas dos projetos a concurso.
Mais de 200 startups lideradas por mulheres inscrevem-se anualmente e concorrem para alcançar o primeiro lugar do programa, que em 2018 premeia a startup vencedora com uma experiência “EY Growth Navigator”, um ano de filiação à TheNextWomen e a oportunidade de fazer um picth para ter num lugar no Hearst Lab em Amesterdão. Os vencedores locais das semi-finais do programa, que se realizam em Buenos Aires, Lisboa, Tel Aviv e Amesterdão, ganham uma trade tour a Amesterdão antes da final da competição.
Até 15 de outubro podem concorrer a este programa startups com 1 a 3 anos de existência, em que pelo menos um dos fundadores seja do sexo feminino, que tenham um volume de negócios inferior a 50 mil euros em 2018 e pelo menos 2 colaboradores permanentes, que estejam à procura de financiamento.
Os finalistas das últimas edições – Printr, Vastari, Plugiy, Endeer e MT Arts Agency – angariaram entre 500 mil e 1 milhão de euros de financiamento depois de vencerem a competição.
Nesta que é a 7ª edição do programa, a TheNextWomen pretende continuar a apoiar o empreendedorismo feminino em colaboração com entidades holandesas como EY, KLM, Hearst Netherlands e StartupAmsterdam.
A organização TheNextWomen foi criada em Londres, em 2009, pela co-fundadora do IENS.nl, Simone Brummelhuis, empreendedora tecnológica com grande experiência nos desafios de acesso a conhecimento, capital e ecossistema empreendedor das startups. Atualmente, esta organização privada disponibiliza condições de captação desses fatores de sucesso a startups ligadas a mulheres, com recurso a uma rede de parceiros como a StartUpAmesterdam e as instituições financeiras holandesas Rabobank, ING Group, FMO, ABN AMRO e Hemingway Corporate Finance.