No contexto atual de emergência de saúde pública ocasionada pela doença COVID-19, qualificada pela Organização Mundial de Saúde como pandemia internacional, urge aplicar o modelo “Santa Casa Challenge”, a esta realidade para reagir aos efeitos produzidos por esta pandemia na população idosa mais vulnerável.
É neste quadro que lançamos uma edição extraordinária do “Santa Casa Challenge” dirigido à criação e adaptação de soluções tecnológicas e digitais que respondam às necessidades específicas dos idosos em situação de confinamento profilático ou isolamento social provocada pelo COVID-19.
Objetivo
O concurso “Santa Casa Challenge extra COVID-19” procura soluções tecnológicas inovadoras que possam dar origem a plataformas, dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação. Estas soluções podem resultar de novas ideias já testadas e exequíveis do ponto de vista tecnológico ou da adaptação de soluções já existentes ou disponíveis no mercado e que estão a ser utilizadas noutros contextos.
Âmbito
O concurso “Santa Casa Challenge extra COVID-19” visa encontrar soluções que respondam ao seguinte desafio: “Como podemos criar ou adaptar soluções tecnológicas e digitais às necessidades específicas de segurança e saúde dos idosos mais vulneráveis que estão em situação de confinamento profilático ou em isolamento social causada pelo COVID-19?”
Destinatários
Podem candidatar-se ao concurso “Santa Casa Challenge extra COVID-19” startups em atividade há pelo menos dois anos e empresas de qualquer dimensão e área de atividade.
Prémios
O valor total do prémio disponibilizado pela SCML para o programa “Santa Casa Challenge extra COVID-19” é de 100 mil euros.
A cada solução vencedora é atribuído um prémio pecuniário no valor de 25 mil euros.
As soluções vencedoras poderão vir a desenvolver um projeto-piloto com a duração máxima de seis meses que realizar-se-á em equipamentos ou serviços da SCML ou dos seus parceiros sociais.
As candidaturas devem ser formalizadas no website http://mais.scml.pt/casadoimpacto através do preenchimento e submissão do formulário de candidatura e carregando um vídeo com a duração máxima de três minutos (“pitch”) descritivo da solução tecnológica inovadora.
As candidaturas decorrem até 29 de abril de 2020.