A Building Global Innovators (BGI) é uma aceleradora de transferência de tecnologia (TTA), liderada pelo Instituto Universitário de Lisboa (IUL) e as entidades Massachusetts Institute of Technology (MIT), MIT Portugal, Deshpande Center for Technological Innovation e Martin Trust Center for Entrepreneurship.
A 2ª e Última Call para a 7ª edição termina a 5 de junho de 2016 e foca-se em quatro setores:
1. Medical devices & Health IT
2. Smart cities and Industry 4.0 solutions
3. Enterprise IT & Smart data
4. Water economy.
No regulamento disponível em www.mitportugal-bgi.org poderá encontrar mais informação sobre as áreas e projetos empresariais abrangidos em cada um destes 4 sectores. O prazo limite para a 1ª fase de candidaturas terminou a 30 de abril e serão selecionados um máximo de 16 projetos empresariais, que receberão 1.150 horas de apoio, especializado e estruturado, estimado em 1 milhão de euros. Adicionalmente, estes terão 12 semanas de mentoria em análise de risco e “Go to Market plans” que precedem a abordagem a investidores e ao mercado global. Finalmente, um destes será elegível a um investimento de capital de risco de 100.000€ aportado pelo parceiro financeiro desta iniciativa, a Caixa Capital.
Sediada em Lisboa e em Cambridge (Massachusetts, USA), a BGI é uma aceleradora de tecnologias, cujo objetivo é fomentar a internacionalização e o crescimento de negócios inovadores e empreendedores na área da tecnologia. A sua atividade combina a concepção de bootcamps exclusivos e um acompanhamento permanente até 5 anos. Num contexto universitário a BGI insere-se na cadeia de valor, a jusante dos GAPI’s e OTICs e a montante do mercado, onde se incluem investidores seed e early stage.
Nas últimas 6 edições a BGI acelerou 117 projetos empresariais, sendo que 67% se encontram ativos, tendo angariado em conjunto mais de 70 milhões de euros em financiamento, 69% de origem de capital de risco. Este investimento permitiu a criação de mais de 4 centenas de postos de trabalho altamente qualificado em Portugal.
Sendo já esta aceleradora uma marca consolidada a nível internacional – de onde provêm cerca de 40% das candidaturas, é aportada uma chancela de qualidade aos projectos que apoia tanto a nível nacional como em diversas geografias.
Mais informação poderá ser encontrada aqui, e o portal de candidaturas poderá ser encontrado neste link.