Esse encontro pretende - não apenas com exemplos, mas com aplicações tecnológicas próprias - mostrar o panorama das mudanças na área tecnológica, bem como responder se a automação, prometida pelas tecnologias de big data, será capaz de mudar a maneira de gerir negócios, consumidores e reputação de empresas e indivíduos.
A multiplicação de soluções tecnológicas que alimentam a "utopia da previsão", onde todos os movimentos de consumidores, organizações e governos serão identificados através de inteligência artificial, provoca uma nova corrida cujo ouro seria os bancos de dados cultivados e administrados por empresas, governos e instituições sociais. Os dados, processados por linguagem computacionais que popularizam aplicações baseadas em machine learning. Antes tendência, hoje realidade, o propagado Big Data tornou-se um mercado que funde alta ciência e alta tecnologia para identificar e vender melhor para microsegmentos de públicos, produzir estratégias de reputação corporativa, controlar fluxos de mensagens durante crises na opinião pública, planejar campanhas e ações de marketing, governar a imagem entre consumidores através de monitoramento em tempo real em redes sociais.
A inscrição é gratuita, aqui.
Confira o programa completo:
- Utrassegmentação nas mídias sociais.
- Processo de classificação e análise de BIGData.
- Aplicações de cultural analytics.
- Identificação de estilos de vida através de dados de Instagram, Facebook, Twitter e Blogs.
- Projetos “big” em insights: baseados em pesquisa.
Sobre o formador
Fábio Malini é pesquisador e consultor de ciências de dados, economia política e redes sociais . Especializou-se na produção de visualizações de grafos a partir de megadados (big data) sobre relações políticas e culturais estabelecidas em redes. Possui doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escreveu, com Henrique Antoun (UFRJ), o livro "A internet e a Rua" (Sulinas, 2013). É professor na Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Labic (Laboratório de estudos sobre Imagem e Cibercultura), dedicado a coleta, mineração, visualização e análises de megadados de temas econômicos, políticos e culturais nas redes sociais). Desenvolveu visualizações interativas para os jornais e revistas El País, O globo, Estadão, Folha de SP, Zero Hora, Carta Capital, Placar. E atuou em trabalho com dados com empresas, organizações não governamentais, agências de publicidade e instituições internacionais, como Unicef, Edu Comission, Itaú, In Press, Textual e FSB. Atualmente é professor visitante no King's College London no Departamento de Humanidades Digitais.
Sobre a INDIE
INDIE.MEET® é uma iniciativa da INDIE., uma empresa com expertise em estruturação e comunicação de negócios e usa ferramentas de inteligência artificial para subsidiar planeamentos e projetos de gestão estratégica de informação. Possui larga experiência com os mais diferentes perfis de empresas, o que permite entregar um trabalho rico e focado em ações, baseado em inteligência de mercado e vivência multifuncional global. Tem trabalhado no Brasil para agências de comunicação corporativa de grande porte, como o Grupo In Press, o Grupo Máquina, o Grupo Informe, a RP1 e a Re9 Comunicação. E agora inicia sua operação em Portugal.