skip to Main Content

COVID-19

  • Se possível, opte pelo trabalho remoto
  • Mantenha os cuidados de higiene a nível pessoal
  • Tenha cuidados extra com pessoas de idade mais avançada
  • Evite locais públicos, aglomerados de pessoas e salas fechadas

Uma vez que a situação exige uma adaptação por parte das empresas, gostaríamos de saber se:

  • Já teve oportunidade de ler o Plano de Contingência LISPOLIS (aqui)
  • A sua empresa já criou um Plano de Contingência
  • A sua empresa equaciona / já está a promover trabalho remoto

Relembramos que o contacto primordial para apoio sobre Coronavírus é o número SNS24: 808 24 24 24 

Será O Networking A Chave De Sucesso Para O Seu Negócio?

Será o networking a chave de sucesso para o seu negócio?

Muito se fala de networking nos dias de hoje. É importante cultivar as relações profissionais para um futuro de sucesso. Mas qual a real importância e utilidade de uma rede de contactos alargada? E como poderá trabalhar no seu networking?

 

Cíntia Costa

 

A ação de “Networking” pode ser traduzida como um trabalho proativo no estabelecimento de contactos e criação de relações profissionais mais fortes com o objetivo de criar uma ligação direta com pessoas que tenham interesse profissional para o seu negócio ou o seu marketing pessoal.

 

Existe, portanto, sempre um objetivo profissional por detrás desta atividade, que é cada vez mais potenciada por eventos e meetups para o efeito, sejam em áreas específicas, como o VR/AR Meetup que ocorre mensalmente no LISPOLIS, ou generalizados, como os eventos de final de dia promovidos pela Beta-i.

 

O Networking pode ser visto como a forma mais rápida de alavancar os negócios, ao alcançar pessoas com que pode estabelecer parcerias ou que possam mesmo tornar-se os seus próximos clientes. Existem, portanto, várias vantagens em trabalhar o seu círculo de contactos e alargá-lo progressivamente, mas não será produtivo fazê-lo às cegas.

 

O ideal é conceber um plano prévio, em que explora as metas a alcançar e a melhor forma para lá chegar. Isto porque, atualmente, oferta não falta, com diversos eventos que pretendem promover o encontro de estranhos para criação de novas ligações, mas na verdade nem todas essas ligações vão gerar frutos.

 

Para se focar no que é realmente importante, poderá estabelecer prioridades e começar a participar em eventos temáticos, por exemplo do setor de empresas para quem trabalha. Poderá também descobrir quem é a pessoa de maior referência no setor do seu interesse, que se já é um natural agregador de contactos profissionais, poderá ser a porta de abertura para muitas outras pessoas que podem ajudar a sua empresa a crescer.

 

 

Qual o papel das incubadoras no networking?

As incubadoras sempre promoveram ativamente o networking, uma vez que sempre defenderam que a cooperação é a melhor forma de alcançar qualquer objetivo traçado. Faz parte da génese de qualquer incubadora ajudar o negócio a crescer, e a melhor forma de o fazer é através da partilha de conhecimento e de contactos que possam trazer mais-valias para a empresa, startup, projeto ou mesmo ideia.

 

É por isso que incubadoras como o LISPOLIS já dispõem de uma larga rede de contactos em diversas áreas e podem ajudar a empresa a encontrar o parceiro ideal para cada necessidade.

 

 

E como poderá a Web Summit ajudar?

A Web Summit é a oportunidade perfeita para encontrar novas pessoas no setor que procura. Se vai participar no evento, faça o seu trabalho de casa e descubra que empresas e pessoas da sua área de interesse vão estar presentes. Dentro do recinto, as startups estão identificadas por setor de atividade, o que poderá facilitar a procura. Contudo, se não planear a sua ida previamente poderá não conseguir cumprir os seus objetivos, uma vez que são esperados mais de 60 mil participantes e o ambiente vivido nesta mega conferência pode ser frenético e avassalador. Para saber como se preparar, pode rever este artigo LISPOLIS.

 

Contudo, se não vai participar no evento, poderá ainda assim aproveitar toda a envolvente e a agitação que é gerada pela vinda de inúmeros profissionais de outros países para o evento. Explore os eventos paralelos, muitos deles gratuitos, e fale com o maior número de pessoas possível, pois uma delas poderá ser a porta de entrada para o crescimento da sua empresa a nível nacional ou mesmo internacional.

 

Aqui fica uma lista de alguns eventos paralelos, a decorrer de 4 a 8 de novembro:

Web Summit Global Tech Connect

Startup Networking Dinner

Cirque du Summit – Your First Networking Event during WebSummit

Startup Founders Night #2

Meet DigitalOcean’s Hatch Team in Lisbon!

European Startup & Scale-Up Night 2019

Lisbon Beyond Summit

VR/AR Association Portugal Executive Dinner

 

Pode descobrir todos os eventos no website da Startup Portugal.

Back To Top