skip to Main Content

COVID-19

  • Se possível, opte pelo trabalho remoto
  • Mantenha os cuidados de higiene a nível pessoal
  • Tenha cuidados extra com pessoas de idade mais avançada
  • Evite locais públicos, aglomerados de pessoas e salas fechadas

Uma vez que a situação exige uma adaptação por parte das empresas, gostaríamos de saber se:

  • Já teve oportunidade de ler o Plano de Contingência LISPOLIS (aqui)
  • A sua empresa já criou um Plano de Contingência
  • A sua empresa equaciona / já está a promover trabalho remoto

Relembramos que o contacto primordial para apoio sobre Coronavírus é o número SNS24: 808 24 24 24 

Reunião Robótica Na ID Mind

ID Mind recebe parceiros do Projeto Europeu DE-ENIGMA

No passado dia 3 de outubro, realizou-se na sede da ID Mind, no Centro de Incubação e Desenvolvimento, uma reunião do projeto Europeu DE-ENIGMA (www.de-enigma.eu) no qual a empresa IDMind é parceira.

 

Este é um projeto focado em crianças autistas, com a premissa de que crianças com autismo percepcionam um robô humanóide como sendo menos complicado, menos ameaçador e mais confortável para comunicar do que com os humanos. Várias pesquisas demonstram que os melhores tratamentos são terapias especializadas baseadas no comportamento, que ajudam as pessoas com autismo a desenvolver habilidades para lidar com os desafios individuais que enfrentam.

 

O objetivo geral do projeto DE-ENIGMA é realizar uma interação humano-robô (HRI) robusta, sensível ao contexto, multimodal e naturalista, visando o aprimoramento das habilidades de imaginação social das crianças com autismo.

Este projeto contrasta consideravelmente com o estado atual da arte em soluções tecnológicas existentes para a análise de máquinas do comportamento facial, corporal, vocal e verbal que são usadas nas aplicações HRI centradas em humanos (comercialmente e de outra forma).

Realizar um diálogo eficaz em curso entre a criança e o robô como parte de um processo terapêutico para ensinar às crianças habilidades socioemocionais, como reconhecer e exibir emoções e comportamentos sociais apropriados em contextos relevantes, também exige um planeamento e execução eficaz do comportamento do robô.

 

O design de comportamentos de robôs eficazes para o grupo de usuários alvo, bem como manter um diálogo social com o objetivo de desenvolver as habilidades das crianças a longo prazo é um esforço personalizado e orientado a longo prazo maior do que alguma vez já foi realizado. Isso ultrapassa o estado da arte da interação de longo prazo ou terapias baseadas em agentes que atualmente não envolvem a adaptação de comportamentos como parte de um ciclo de avaliação autónomo do desenvolvimento crescente de habilidades do usuário.

 

O consórcio é uma parceria composta por várias entidades: departamentos de pesquisa universitária no campo da informática e da psicologia, organizações não-governamentais que se concentram no autismo e uma empresa que trabalha no campo da robótica.

A coordenadora do projeto, Universiteit Twente (UT) da Holanda, trabalha em estreita colaboração com todos os outros parceiros: Imperial College of Science Technology and Medicine  (ICL) do Reino Unido,  Universitat Passau (UP) da Alemanha, Institute Of Mathematics Simion Stoilow Of The Romanian Academy  (IMAR) da Roménia, University College London (UCL) do Reino Unido, Savez udruzenja Srbije za pomoc osobama sa autizmom (SSA) da Sérvia, Autism-Europe AISBL (AE) da Bélgica e IDMIND – Engenharia De Sistemas LDA (IDM) de Portugal.

 

 

Saiba mais aqui.

Back To Top