skip to Main Content

COVID-19

  • Se possível, opte pelo trabalho remoto
  • Mantenha os cuidados de higiene a nível pessoal
  • Tenha cuidados extra com pessoas de idade mais avançada
  • Evite locais públicos, aglomerados de pessoas e salas fechadas

Uma vez que a situação exige uma adaptação por parte das empresas, gostaríamos de saber se:

  • Já teve oportunidade de ler o Plano de Contingência LISPOLIS (aqui)
  • A sua empresa já criou um Plano de Contingência
  • A sua empresa equaciona / já está a promover trabalho remoto

Relembramos que o contacto primordial para apoio sobre Coronavírus é o número SNS24: 808 24 24 24 

Concurso Citizen Participation 2.0

Concurso Citizen Participation 2.0

O Concurso Citizen Participation 2.0 consiste em criar uma ideia inovadora para uma ferramenta digital que possa incrementar a participação cívica no processo de decisão a nível local, nacional, regional e a nível da UE e que aprofunde a comunicação entre os cidadãos e os decisores. O objetivo é ajudar os cidadãos a envolverem-se mais no processo de tomada de decisão e fazer a ponte entre os cidadãos e as autoridades. As ideias a concurso devem contribuir para uma melhor governança, uma maior transparência e para o fortalecimento da democracia.

 

O Concurso irá realizar-se até 23 de junho e atribuirá um prémio de 2.000 euros à melhor nova e inédita solução e/ou ferramenta para a participação cívica no âmbito do Projeto Youth4EU que tem o objetivo de alterar a posição dos cidadãos de atores passivos para agentes de mudança, que são empoderados e encorajados para a participação cívica e democrática a nível da União Europeia, e com uma melhor compreensão da sua posição no processo de tomada de decisão. Além do valor monetário (que inclui os custos de transação e as taxas – a quantia que os participantes irão receber depende do país de residência), os projetos selecionados para a etapa final do Concurso vão ter a oportunidade de lançar a sua ideia para entusiastas de tecnologia, representantes de governo e organizações sem fins lucrativos no Debate em Zagreb que irá ocorrer a setembro de 2019.

 

Países Elegíveis: Albânia, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Itália, Kosovo, Macedónia, Moldávia, Montenegro, Portugal, República Checa, Roménia, Sérvia

 

Quem pode participar?
Pode ser uma pessoa singular ou uma equipa, estudante, activista, organização, startup ou uma iniciativa de cidadãos interessados em melhorar a sociedade e a governança – ou ainda melhor um conjunto! Convidamos-te a elaborar soluções digitais de fácil acessibilidade como: ferramentas ou portais web, ferramentas de comunicação, aplicações móveis, etc.

 

 

Como participar?
Basta preencher a ficha de candidatura aqui. As candidaturas devem ser submetidas em Inglês. O Regulamento do concurso está disponível para consulta aqui.

 

 

Processo de seleção e próximos passos:
As ideias do teu projeto serão avaliadas tendo em conta os seguintes critérios: impacto na comunidade, inovação, potencial de implementação, sustentabilidade e estrutura de open source. O Comité de Seleção composto por especialistas externos e representantes do consórcio da Organização no Projecto YOU4EU irá decidir as melhores ideias de projeto em duas etapas do Concurso. Poderemos entrar em contacto contigo durante a segunda etapa de seleção se necessitarmos de informação adicional. Depois de terminar o processo de seleção, no máximo os melhores 5 finalistas (equipas ou participantes individuais) serão convidados a apresentar as suas ideias no Debate em Zagreb a setembro de 2019, onde o vencedor irá receber o prémio de atribuição do Concurso para o desenvolvimento da ferramenta digital.

 

Open source e open data
A solução digital premiada tem de ser publicada como open source e acessível ao público. Se a aplicação é desenvolvida em soluções de open source disponíveis e encoraja a utilização de open data, é um bónus adicional.

 

Organização: Belgrade Open School, Gong, PiNA, Institute Alternative, Access Info Europe. O Projeto tem o apoio do Programa “Europa para os Cidadãos” da União Europeia.

Back To Top