skip to Main Content

COVID-19

  • Se possível, opte pelo trabalho remoto
  • Mantenha os cuidados de higiene a nível pessoal
  • Tenha cuidados extra com pessoas de idade mais avançada
  • Evite locais públicos, aglomerados de pessoas e salas fechadas

Uma vez que a situação exige uma adaptação por parte das empresas, gostaríamos de saber se:

  • Já teve oportunidade de ler o Plano de Contingência LISPOLIS (aqui)
  • A sua empresa já criou um Plano de Contingência
  • A sua empresa equaciona / já está a promover trabalho remoto

Relembramos que o contacto primordial para apoio sobre Coronavírus é o número SNS24: 808 24 24 24 

3ª Lisboa Robotics Talk

3ª Lisboa Robotics Talk

    Entidade:  Lisboa Robotics
No âmbito do projeto Lisboa Robotics Cluster, a Câmara Municipal de Lisboa promove no dia 11 de dezembro a 3ª Lisboa Robotics Talk com o tema "a robótica na saúde", composta por dois painéis:

 

O primeiro painel foca-se no estado da arte, sendo nele discutidas quais as aplicações da robótica que já estão a acontecer nos hospitais, que vantagens e desvantagens oferecem face aos métodos convencionais, e quais as oportunidades e desafios à sua adopção.

 

No segundo painel perspetivar-se-á o futuro, sendo debatidas questões relativas às principais linhas de investigação, tendências e áreas de atividade futuras.

 

A Talk decorrerá no Auditório do Centro de Conhecimento do Hospital CUF Descobertas entre as 15h e as 18h. Destina-se a profissionais de saúde, investigadores, empresas e startups, instituições de saúde públicas e privadas, centros de I&D e todos os interessadas nos desafios originados pela robótica no contexto particular da saúde.

 

As inscrições são gratuitas aqui.

 

Confira o programa completo:

15h00 Receção dos Participantes

15h15 Abertura
Nuno Oliveira (Administrador Operacional Hospital CUF Descobertas)
Margarida Figueiredo (Diretora Municipal de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa)

 

15h30 Hospital 4.0 – O Estado da Arte
A robótica aplicada à medicina apresenta avanços significativos. Quais as aplicações da robótica a acontecer hoje nos hospitais? Que vantagens e desvantagens face aos métodos convencionais? Quais as maiores oportunidades e desafios à sua adoção?
Carlos Leichsenring (Cirurgião, Unidade de Cirurgia Robótica, CUF), Helena Martins (Enfermeira Chefe, Hospital de Braga), Mª do Carmo Borralho (Coordenadora, Unidade de Robotics and Advanced Technology, Min. Saúde), Nuno Figueiredo (Cirurgião, Diretor Centro Cirúrgico, Fundação Champalimaud)

 

16h30 Coffee Break | Demonstrações

 

16h45 Hospital 5.0 – A Medicina do Futuro
O processo que se inicia com a investigação e se prolonga pelo desenvolvimento e comercialização de robôs e dispositivos médicos apresenta grandes desafios. Quais os maiores desafios e oportunidades de cada etapa? Quais as principais linhas de investigação, tendências e áreas de futuro? O que estão as empresas e os centros de I&D a desenvolver? Quais os produtos nascidos em Portugal que são casos de sucesso?
António Maestro (Head of Advanced Therapies for Southern Europe, Siemens Healthineers), Catarina Oliveira (Clinical Specialist & Product Manager, Physioplux), Hugo Ferreira (Professor e Investigador, Medical Robotics, IBEB, FCUL), Ricardo Ribeiro (Professor, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa), Rita Romão (Partner, Aka Group)

 

17h45 Cluster da Robótica de Lisboa
André Martins (Lisboa Robotics, Câmara Municipal de Lisboa)

 

18h00 Encerramento e Demonstrações

Next Reality
Viva
Plux
IBEB
EPL

 
Back To Top