Portugal Ventures lança Call For Tourism

Outubro 8, 2018 2:32

Abriu no dia 3 de outubro a Call For Tourism da Portugal Ventures, que procura projetos turísticos inovadores que tragam para o mercado produtos e serviços com valor acrescentado para a experiência do turista, aproveitando aspetos como a história, a arte, a arquitetura, o património cultural e natural.

 

A Call For Tourism tem como objetivo estimular a criação de startups e o desenvolvimento de negócios de turismo, de base global, nacional ou regional.

Na análise dos projetos submetidos à Call for Tourism serão elegíveis projetos não tecnológicos nas áreas do Alojamento Turístico (Design Hotels, Boutique Hotels, Eco-resorts, Glamping, Houseboats), Atividades de Animação Turística, Operadores Turísticos, Enoturismo, Parques Temáticos, Turismo Náutico e Turismo Equestre.

 

Serão também elegíveis nesta Call, projetos de base tecnológica nas áreas de Artificial Intelligence, AR/VR, IoT, Electronics, Mobile, Clean Tech, Robotics, Marketplaces, que desenvolvam plataformas ou outras ferramentas digitais que evidenciem melhorias na fruição turística do património cultural e natural do País e/ou na eficiência das empresas turísticas.

 

Os projetos devem ser promovidos por empresas já constituídas ou a constituir, localizadas em Portugal (continental ou ilhas), em fase seed, startup ou early stage, que tenham até ao momento do investimento menos de 7 exercícios económicos completos, desde a data de início da atividade.

 

Os projetos selecionados para investimento beneficiarão, para além do acompanhamento próximo da equipa da Portugal Ventures na gestão da operação e nas decisões estratégicas, das sinergias criadas entre a Portugal Ventures e o Turismo de Portugal para promoção das empresas e dos negócios em Portugal e no Mundo.

 

Para Pedro de Mello Breyner, Executive Board Member da Portugal Ventures, responsável pela área do Turismo, “Numa altura em que o Turismo é um dos setores mais dinâmicos da economia portuguesa, a Call For Tourism vem dar resposta à necessidade de dotar as empresas de uma estrutura de capitais permanentes adequada e criar  condições para o financiamento do empreendedorismo no sector, para ir ao encontro de um mercado cada vez mais exigente, com o investimento em soluções inovadoras que permitam o contínuo crescimento do setor. Esta é uma nova fase da Portugal Ventures que quer investir, não só em soluções tecnológicas, mas também, em projetos inovadores nas áreas do alojamento e da animação turística”.

 

Todas as candidaturas devem ser submetidas através do website da Portugal Ventures, via formulário simplificado.
Na preparação e qualificação dos projetos, os empreendedores poderão beneficiar do apoio e orientação de uma das entidades da Rede de Parceiros do Programa de Ignição (Ignition Partners Network) da Portugal Ventures, entre as quais está o LISPOLIS.

Em estreita colaboração com o Turismo de Portugal, a Call for Tourism tem como objetivo identificar startups e negócios que respondam aos desafios identificados no programa FIT – Fostering Innovation in Tourism, nomeadamente, projetos que promovam a mobilidade sustentável, a gestão inteligente e desconcentração regional e sazonal da procura, a promoção turística do interior, a promoção turística durante todo o ano, a realidade virtual, a inteligência artificial e a sustentabilidade social e ambiental.

 

Como tal, a Portugal Ventures irá promover a Call for Tourism, integrando o Roadshow levado a cabo pelo Turismo de Portugal, mapeando o Norte, Centro e Sul do País, em cidades como Coimbra, Évora e Faro. Já no dia 26 de setembro, a Portugal Ventures dá início a esta viagem no evento Tourism Explorers.

 

Sobre a Portugal Ventures 

A Portugal Ventures é uma sociedade de capital de risco que tem como missão o investimento pró-ativo em startups em todas as fases de desenvolvimento, apostando no seu crescimento, competitividade e capacidade de internacionalização.

Considerada pela CB Insights a capital de risco mais ativa em Portugal, a Portugal Ventures, desde 2012, investiu mais de 120 milhões de euros em mais de 100 startups. Na área do Turismo, a Portugal Ventures gere atualmente um portfolio composto por 15 empresas, tendo já investido neste setor, cerca de 26 milhões de euros.